RCiclopédia: chassis


Vou começar a postar artigos aqui no blog sobre cada uma das partes de um automodelo elétrico. O objetivo a ajudar ao pessoal que quer começar, a saber os nomes, e as funções de cada uma das partes de compõe um carro. As informações serão baseadas em um modelo touring car 4x4.

Para começar, o chassis, afinal ele é a base de tudo. O Chassis é a base de montagem de qualquer automodelo. Nele será montada a suspensão, motor drivetrain e tudo mais que o carro tem, até a chegar na bolha.

Atualmente os modelos touring têm vários tipos de chassis. Os mais comuns são os duplo deck (Double-deck) e saboneteira. O saboneteira é mais utilizado em modelos de entrada, drift ou com tração por carda.
A maioria esmagadora dos autos de competição tem chassis duplo deck. Ele consiste em duas partes, a inferior, maior, e a superior, que nada mais é que um braço que serve para firmar toda a estrutura.

Nos modelos de competição a composição do chassi é em fibra de carbono, mas há também modelos onde o material usado é plástico. A espessura do chassi serve para demonstrar a rigidez do mesmo. Um mais expesso, é ideal para pista com muito grip, ou de carpete. Um mais fino serve para pista de asfalto ou com pouco grip.